logo_pngs

Energia solar como empreendimento: motivos para investir nessa tendência

O consumo de energia solar vem crescendo de forma acelerada no país. Isso porque o rápido aumento na conta de energia dos brasileiros fez a população repensar nessa forma de consumo, além disso o Brasil é favorecido por sua localização, o clima tropical contribui  para implantar esse tipo de energia, contando também que o aumento da quantidade de usinas solares colaborou com esse disparo.

Os dados de crescimento comprovam a teoria: a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) aponta que só em abril deste ano (2022) a geração de energia das usinas fotovoltaicas aumentaram 65,9% comparado à mesma época do ano passado, ainda mostra que a fonte solar produziu 1.252 MW, contra 755 MW0 do ano passado.

Essas informações evidenciam que empreender com energia solar é cada vez mais vantajoso e, claro, apresenta um ótimo rendimento para quem executa. Portanto, se você ainda está em dúvida, preparamos este e-book com os motivos pelos quais você deve empreender no ramo.

POR QUE TRABALHAR COM ENERGIA SOLAR? 

Além dos fatores que citamos no início, é preciso ressaltar que a forma de consumo das pessoas no Brasil e no mundo está mudando, a sustentabilidade tem sido base para diversas tomadas de decisões, dentre elas a energia solar, proveniente do Sol, é uma fonte inesgotável e reduz o consumo de água no processo. 

Também vale lembrar que a energia solar não emite óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, isso faz ser considerada como uma energia renovável e limpa. Uma visão até 2035 é que sejam economizados mais de 75,38 milhões de toneladas de CO2, de acordo com a expansão do setor no país. Essa característica sustentável da energia solar, tem sido uma vantagem competitiva para as empresas do setor.

Economicamente falando, a tendência desse serviço é ser valorizado ao longo dos anos, como já está sendo. Os consumidores têm percebido o grande benefício que isso traz, a grande redução na conta de energia foi um incentivo para o crescimento do mercado, uma vez que a crise hídrica tem sido constante nos últimos tempos. Outro aspecto a ser considerado é a acessibilidade ao investimento.

Visto as estimativas a médio e longo prazo, pressupõe-se que em 2024, o Brasil terá aproximadamente, 887 mil sistemas de energia solar instalados, determinando uma maior economia em relação às distribuidoras convencionais.

Analisando o cenário como um todo, ter uma franquia é a forma mais certeira de empreender no negócio, além de oferecer mais segurança do que começar um negócio do zero, tem maior chance de sucesso e credibilidade com o público. A seguir listamos algumas vantagens de ser franqueado.

POR QUE SER UM FRANQUEADO? 

Contar com uma franquia de energia solar é garantia de um sistema pronto e ter todo o suporte que a empresa pode oferecer, sem se preocupar, é a forma mais rentável de ter o sistema. O retorno do investimento pode vir de 6 meses a 1 ano. Abaixo listamos algumas vantagens de investir nesse negócio:

  • Treinamentos oferecidos pela empresa: é indispensável o conhecimento detalhado do sistema, seja para o operacional, vendas ou projetos. Estar pronto para responder às dúvidas do cliente, transmite maior credibilidade. Sem contar que é indispensável saber cada detalhe sobre o produto;
  • Qualificação da equipe: engenheiros, instaladores, pessoas de projetos ou vendedores, já é uma equipe capacitada para dar todo o suporte técnico desde a manutenção ao pós vendas;
  • Projetos de confiança: os projetos são elaborados por pessoas qualificadas e verificados pela franqueadora;
  • Não é necessário estoque de produtos e equipamentos;
  • Credibilidade: a franqueadora transpassa maior credibilidade pela experiência no ramo. Aliado a isso, ela oferece um marketing de qualidade também que passa essa segurança tanto ao franqueado quanto para o cliente.

O QUE DEVO SABER PARA COMEÇAR?

Para iniciar, é essencial entender como o sistema solar trabalha para a conversão de energia, o processo como um todo, desde a captação da luz até a forma de gerar. 

Também é muito importante destacar aos clientes a vantagem desse investimento, mostrar o quanto a energia convencional (hidrelétrica) gera mais gastos e impactos no longo prazo.

Estar preparado com conhecimento na área, é primordial para saber responder às principais dúvidas dos consumidores, como:

  • Quanto tempo dura?
  • Qual o melhor tipo, no meu caso?
  • Moro em um lugar muito frio e nublado, vale a pena?
  • Como funciona o retorno do investimento?

O conhecimento falará muito sobre o profissional, então estar pronto é uma forma de gerar credibilidade e confiança, atraindo cada vez mais pessoas para o negócio.

COMO ME APERFEIÇOAR NO RAMO? 

Ter um conhecimento na área de energia solar será um grande diferencial, no início. Dessa forma, buscar fazer cursos para saber como funcionam os sistemas desde a captação de luz à geração de energia é um bom investimento. Entender a qualidade dos equipamentos oferecidos ao cliente também será preciso.

Na internet terão inúmeros, mas o mais indicado é colocar a mão na massa, sendo assim, busque cursos que ofereçam estruturas adaptadas para montar e instalar os sistemas. Quanto mais aprofundadas forem as pesquisas, mais chance de encontrar o melhor custo-benefício.

É preciso sair confiante para executar o serviço, aproveite o ambiente online para adquirir materiais, ler sobre o assunto, ficar por dentro da atualização, já que é um mercado que vem crescendo de forma acelerada.

COMO SABER QUAL O MELHOR TIPO DE FRANQUIA PARA MIM?

Já entendemos que são necessários alguns requisitos para empreender na área de energia fotovoltaica, mas você considerou os tipos de franquias existentes? E com qual delas o seu perfil mais se encaixa, entenda algumas delas:

Franquia unitária → O franqueador oferece ao franqueado uma área para atuar, é o modelo de negócio mais utilizado.

Microfranquia → Elas possuem um teto de investimento inicial, que tem uma vantagem de possuir menor custo, o franqueado pode administrar da maneira como preferir.

Franquia para desenvolver uma área → Nesse tipo de investimento, o responsável deve representar a empresa em determinada região em um período de tempo definido.

Franquia de conversão → É uma forma de realizar adesão empresarial, o investidor já possui a franquia, mas deseja abrir em outras regiões.

Franquia master → É um modelo de negócios que dá suporte aos franqueados a partir de um método local. O empreendedor que escolhe esse tipo, terá o direito de abrir mais de uma unidade em determinada região, podendo ser o único representante no local.

QUANTO CUSTA? 

Inicialmente algumas taxas poderão ser cobradas, como: regularização de CNPJ, taxa de registros e abertura da empresa. A própria franqueadora também possui algumas taxas, como qualquer franquia, ela também pode considerar custos de treinamentos e capacitações, que são investimentos padrões para os empreendedores.

Se adequar à cultura da empresa pode gerar custos também, seja para adquirir um espaço de trabalho ou até uma mudança nele, obter materiais e softwares específicos, também pode ser preciso

COM QUAL FRANQUIA DEVO TRABALHAR? 

Uma franquia que já tenha sua consolidação no mercado é essencial, procure se informar a partir dos dados que ela oferece, como: número de projetos vendidos, placas instaladas, onde ela atua e até quantidade de filiais. Um ponto muito importante a ser avaliado também, é o suporte que a franqueadora dará

Todos esses requisitos, a Solturi oferece com excelência, com 25 unidades espalhadas pelo Brasil, nossa visão é ser reconhecido no país pela excelência em atendimento e com pessoas comprometidas chegaremos a esse objetivo, vamos nessa?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Posts

Newsletter

Se inscreva em nossa newsletter para receber nossos artigos em primeira mão