logo_pngs

Energia solar e sua grande influência na competitividade das indústrias no mercado nacional.

O objetivo de todo empresário e empreendedor é conseguir gastar menos e investir mais, por isso a energia solar vem se tornando grande aliada das indústrias no Brasil. 

Essa fonte renovável, além de reduzir substancialmente os custos com as contas de luz, diminui sensivelmente o impacto ambiental. E isso influência diretamente no funcionamento e na manutenção das fábricas, quando se trata de economia.

Como funciona a energia solar para indústrias? 

Na verdade, é bem simples e objetivo. O modo de produzir energia solar nas indústrias é semelhante ao processo de geração nas residências e no comércio. Contudo, o sistema é feito em larga escala em razão da dimensão dos equipamentos fotovoltaicos, bem como, conforme as necessidades de cada propriedade.

É por isso que esse tipo de instalação requer um planejamento bem-feito, considerando questões essenciais. Esses fatores envolvem retorno sobre o investimento, economia e instalação de equipamentos de qualidade. 

Como as indústrias vem se tornando cada vez mais competitivas no mercado com ajuda da energia solar

Quando falamos que a energia solar já se tornou uma realidade consolidada no Brasil, não estamos brincando. O segmento de geração distribuída solar fotovoltaico ressalta o quanto a produção de energia limpa e renovável está em expansão. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o setor industrial possui em números 10.705 sistemas instalados no Brasil, representando 2,3% do total. Já de potência instalada é 464,3 MW, representando 8,5% do montante.

Vantagens da energia solar para indústrias

Economia de energia elétrica:

Empresas de qualquer porte podem se beneficiar de uma grande economia ao instalar um sistema fotovoltaico. Não importa o segmento de atuação da indústria, essa alternativa pode proporcionar, a médio prazo, uma significativa economia que reflete nos custos fixos do negócio.

Vantagem competitiva no mercado:

Hoje em dia, todos nós devemos nos preocupar com a preservação do meio ambiente, afinal, isso já é uma questão de sobrevivência da nossa espécie. Portanto, toda vez que uma marca adota medidas realmente comprometidas com essa ideia, sua imagem é vista com bons olhos pelos consumidores e investidores.

Durabilidade longa e pouca manutenção:

Mais uma interessante vantagem que motiva a adoção de energia solar para indústrias é a longa vida útil dos equipamentos, ou seja, em torno de 40 anos. Isso reduz muito as despesas com manutenção que normalmente requer apenas limpeza simples, anualmente. Contudo, é fundamental garantir essa durabilidade escolhendo painéis solares e demais equipamentos, priorizando marcas de qualidade e serviços de instalação por meio de empresas especializadas.

Incentivos fiscais:

Muita gente não sabe, mas, a adoção de energia solar para indústrias e fábricas pode resultar em incentivos fiscais pelo governo. Esse inventivo integra o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, criado em 2015. Há, então, uma perspectiva de investimentos de R$ 100 bilhões até 2030.

Redução do impacto ao meio ambiente:

A luz solar é natural, abundante, inesgotável e não polui. Portanto, ao investir em um projeto fotovoltaico, as empresas conseguem reduzir drasticamente as agressões ao ambiente, tornando seu negócio ecologicamente mais amigável.

Grandes marcas, como a Wallmart, já aderiram à energia solar. No entanto, não são apenas as indústrias de renome que se engajam nesse movimento. Donos de pequenos negócios já perceberam a necessidade de tomar atitudes mais sustentáveis em suas empresas. Por meio de ações desse tipo, as corporações desenvolvem projetos mais eficientes, capazes de educar e conscientizar seus clientes e colaboradores.

Não é atoa que esse sistema já se tornou uma forte realidade em território nacional e vem crescendo cada vez.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Posts

Newsletter

Se inscreva em nossa newsletter para receber nossos artigos em primeira mão